Disciplinas
Os planos de ensino ficam disponíveis na página específica <clique aqui>.
- EGC 5001 – Fundamentos da Gestão do Conhecimento
- EGC 5009 – Geração de Ideias e Criatividade em Informática
- EGC 5010 – Plano de Negócios em Informática
- EGC 5013 – Gestão do Conhecimento nas Organizações
- EGC 5015 – Teoria Geral de Sistemas
- EGC 5016 – Planejamento de Sistemas de Informação e Conhecimento
- EGC 5017 – Comércio Eletrônico
- EGC 5018 – Introdução à Gestão da Inovação
- EGC 5019 – Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- EGC 5020 – Redes Sociais e Virtuais
- EGC 5021 – Engenharia e Gestão do Conhecimento
- EGC 5022 – Engenharia e Gestão da Inovação
- EGC 5027 – Criatividade e Inovação
- EGC 5028 – Habitats de Inovação
- EGC 5029 – Gestão da Sustentabilidade
- EGC 5034 – Projetos Interdisciplinares I
- EGC 5035 – Projetos Interdisciplinares II
- EGC 5036 – Marketing Pessoal e Empreendedorismo
- EGC 5037 – Felicidade e Bem-estar no Ambiente Acadêmico
- EGC6715 – Introdução ao Raciocínio Quantitativo na formação do Conhecimento
- EGC 6717 – Destino Turístico Inteligente e Inovador
EGC 5001 – Fundamentos da Gestão do Conhecimento
Ementa
Sociedade do conhecimento. Dado, informação e conhecimento. Modelo de 5 fases de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. Economia do conhecimento. Organizações do conhecimento. Trabalhadores do conhecimento. Métodos e técnicas de gestão do conhecimento. Capital intelectual. Desperdício de conhecimento. Aprendizagem organizacional. Aplicação de GC e suas ferramentas. Estudos de caso.
EGC 5009 – Geração de Ideias e Criatividade em Informática
Ementa
Conceituação. O papel da criatividade nas modernas organizações. Teorias Filosóficas e Psicológicas sobre a Criatividade. Bloqueios. Técnicas de desenvolvimento da criatividade ( Brainstorming, Discussão 66, Método 635, Sintética, Biônica, Listagem de Atributos, Régua Heurística, Cenários, Aproximação Analógica, As Palavras Indutoras). Perfil de uma organização criativa. Criatividade nos negócios. Marketing e criatividade.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5010 – Plano de Negócios em Informática
Ementa
Modelo de negócio. Análise de mercado. Projeto de produto/serviço. Componentes de um plano de negócios. Elaboração de um plano de negócios.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5013 – Gestão do Conhecimento nas Organizações
Ementa
Conceitos, histórico (dados, informação e conhecimento). Diretrizes e recomendações básicas e principais abordagens utilizadas na gestão do conhecimento. Criação do conhecimento: formatos e conversões. Facilitadores do trabalho com o formato tácito e explícito do conhecimento. Aplicações da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Aplicação da gestão do conhecimento na organização por meio de seus processos empresariais.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
“Dados são o novo petróleo” – Clive Humby
“Conhecimento é poder” – Michel Foucault
Apple, Google, Amazon, Embraer, Shell, Petrobras e outras já entenderam a chave para a inovação e competitividade. Prepare-se para as empresas do conhecimento. Venha surfar esta onda e aprender sobre a base das organizações do século XXI. Matricule-se na disciplina de Gestão do Conhecimento Organizacional!
EGC 5015 – Teoria Geral de Sistemas
Ementa
Histórico e rumos da TGS. Concepções cartesiana e mecanicista X enfoque sistêmico. Componentes, características, tipos e classificações de sistemas. Estados. Modelos. Conceituações. Processo decisório e informativo. Metodologia para desenvolvimento de sistemas de informação.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5016 – Planejamento de Sistemas de Informação e Conhecimento
Ementa
Fundamentos: Planejamento Estratégico (PE) nas organizações e o papel dos sistemas de informação; conceito de PE, alinhamento entre PE, Planejamento dos Sistemas de Informação (PSI) e Planejamento de Sistemas de Conhecimento (PSC). Sistemas de Informação e o processo de tomada de decisão em organizações. Contexto em tecnologia da Informação (TI): Arquitetura em tecnologia da Informação e sua relação com PSI. Métodos e Aplicações:processos, abordagens e métodos de desenvolvimento de PSI. Caso prático de desenvolvimento de PSI.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5017 – Comércio Eletrônico
Ementa
Modelos de Comércio Eletrônico; Comércio Eletrônico e o Ambiente Empresarial; Aspectos de Comércio Eletrônico; Linguagens e Ambientes apropriados; Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico; Situação Atual e Tendências.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5018 – Introdução à Gestão da Inovação
Ementa
Conceitos, tipos e metodologias de inovação. Gestão de mudanças e planejamento estratégico da inovação. Cultura e liderança para inovação. A tecnologia da inovação. Gestão integrada da inovação. Conhecimento como fator de inovação. Metodologias e ferramentas da gestão. Da idéia à inovação. Modelos de negócio para inovação. Conceitos básicos de gerenciamento de projetos. Planejamento e estruturação de um projeto. Análise da viabilidade de um projeto. Agências de fomento. Cases
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5019 – Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Ementa
Introdução à Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Processo de ensino e aprendizagem em um AVA em diferentes contextos. Tecnologia em AVAs. Análise e prática didática com as ferramentas de um AVA. Avaliação de usabilidade em AVA. Novas tendências em e-learning e e-training corporativos e outras organizações. Análise, modelagem e desenvolvimento de protótipo de AVA.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5020 – Redes Sociais e Virtuais
Ementa
Definição de Redes sociais e suas influências culturais, organizacionais e tecnológicas. Tipologia de redes. Noções de comunidade de prática. Análise e avaliação de redes sociais virtuais e comunidades de prática. Estudos de caso e ou análise de recursos e ferramentas tecnológicas de análise de redes sociais (ARS).
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 6021 – Engenharia e Gestão do Conhecimento
Ementa
Valor do Conhecimento. Conceitos Básicos da Engenharia do Conhecimento. Conceitos básicos da Gestão do Conhecimento. Componentes de um modelo de conhecimento. Modelos de Conhecimento Padrões. Construção de um modelo de Conhecimento. Técnicas de elicitação do conhecimento. Ferramentas.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 6022 – Engenharia e Gestão da Inovação
Ementa
Inovação. Empreendedorismo Inovador. Gestão de Projetos. Plano de negócios.
Plano de ensino
EGC 5022
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5027 – Criatividade e Inovação
Ementa
Conceitos; Teorias da Criatividade; características das pessoas criativas; o processo criativo na abordagem cognitivista; bloqueios e desbloqueadores da Criatividade; técnicas e exercícios de estímulo à Criatividade; a Criatividade voltada a Inovação.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5028 – Habitats de Inovação
Ementa
Sociedade do conhecimento. Dado, informação e conhecimento. Modelo de 5 fases de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. Economia do conhecimento. Organizações do conhecimento. Trabalhadores do conhecimento. Métodos e técnicas de gestão do conhecimento. Capital intelectual. Desperdício de conhecimento. Aprendizagem organizacional. Aplicação de GC e suas ferramentas. Estudos de caso.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5029 – Gestão da Sustentabilidade
Ementa
Relação Sociedade e Meio ambiente; Desenvolvimento Sustentável – conceitos e implicações para a sociedade e organizações; Dimensões da Sustentabilidade: Econômica, Social, Ambiental e Institucional; Gestão e Sustentabilidade; Elementos de Política Ambiental; Instrumentos de Regulação e Controle x Instrumentos Econômicos; Princípios da Economia Ecológica; Contabilidade Ambiental; Gestão Ambiental; Sistemas de Informação para a Sustentabilidade e Indicadores.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
Se você já ouviu falar ou conhece as expressões Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Economia Circular, Triple Bottom Line, GRI, Relato Integrado, ESG dentre outros termos é nesta disciplina que você terá a oportunidade de desenvolver ou aprofundar os seus conhecimentos sobre essas e outras ferramentas voltadas à sustentabilidade. Agora se você nunca ouviu esses termos a disciplina se apresenta como uma oportunidade de você se aproximar desta temática, da gestão da sustentabilidade, que é um dos temas mais relevantes do século XXI. E se você quer conhecer um pouco mais do nosso trabalho ou nos contatar é só nos acessar nos seguintes canais:
- www.sustentabilidade.ufsc.br
- twitter.com/yousustainable
- facebook.com/yousustainable
- @sustentabilidadegovernanca
EGC 5034 – Projetos Interdisciplinares I
Ementa
Metodologia interdisciplinar. Projetos interdisciplinares. Projetos de ensino, de extensão e de laboratório. Ferramentas tecnológicas no processo do ensino e aprendizagem.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5035 – Projetos Interdisciplinares II
Ementa
Execução de um projeto extensão, ensino ou de laboratório. Elaboração de projeto de pesquisa. Projeto de tecnologias aplicadas ao ensino. Elaboração de relatório. Elaboração de artigos.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5036 – Marketing Pessoal e Empreendedorismo
Ementa
Marketing no século XXI. O profissional de sistemas de informação. Comportamento e relações humanas. Comunicação. Marketing pessoal para o profissional de sistemas de informação.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 5037 – Felicidade e Bem-estar no Ambiente Acadêmico
Ementa
Bem-estar e felicidade. Fatores que influenciam no bem-estar e na felicidade. Inteligência Emocional. Emoções positivas. Equilíbrio emocional e atenção plena. Autoconhecimento. Relações humanas. Gestão do estresse e da ansiedade. Hábito: desenvolvendo disciplina. Reconhecendo e trabalhando as crenças.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
Neste curso, você participará de experiências e encontros onde aprenderá um conjunto de técnicas para aumentar seu bem-estar no ambiente acadêmico e para construir hábitos mais produtivos. Ao final do curso, você será capaz de utilizar técnicas de autoconhecimento, inteligência emocional, planejamento pessoal e meditação que podem contribuir para ampliar seu bem-estar e melhorar seu desempenho acadêmico.
EGC 6715 – Introdução ao Raciocínio Quantitativo na formação do Conhecimento
Ementa
Conceitos de funções e matemática financeira para a representação do conhecimento quantitativo. Introdução a Modelagem e resolução de problemas quantitativos: equações e relações, representação gráfica e propriedades. Análise da construção do conhecimento através do raciocínio quantitativo.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?
EGC 6717 – Destino Turístico Inteligente e Inovador
Ementa
Modelos Contemporâneos de Gestão de Destinos Turísticos; Smart Tourism Destination; Políticas Públicas em Turismo; Commons Turístico; Plataforma de Negócios em Turismo; Ecossistemas de Inovação em Turismo; Turismo e Consumidor 5.0; Métodos e técnicas de engenharia e gestão do conhecimento para gestão de destinos turísticos inteligentes e inovadores.
Por que eu deveria cursar essa disciplina?