Disciplinas

Os planos de ensino ficam disponíveis na página específica <clique aqui>.


EGC 5001 – Fundamentos da Gestão do Conhecimento

Ementa

Sociedade do conhecimento. Dado, informação e conhecimento. Modelo de 5 fases de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. Economia do conhecimento. Organizações do conhecimento. Trabalhadores do conhecimento. Métodos e técnicas de gestão do conhecimento. Capital intelectual. Desperdício de conhecimento. Aprendizagem organizacional. Aplicação de GC e suas ferramentas. Estudos de caso.


EGC 5009 – Geração de Ideias e Criatividade em Informática

Ementa

Conceituação. O papel da criatividade nas modernas organizações. Teorias Filosóficas e Psicológicas sobre a Criatividade. Bloqueios. Técnicas de desenvolvimento da criatividade ( Brainstorming, Discussão 66, Método 635, Sintética, Biônica, Listagem de Atributos, Régua Heurística, Cenários, Aproximação Analógica, As Palavras Indutoras). Perfil de uma organização criativa. Criatividade nos negócios. Marketing e criatividade.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 5010 – Plano de Negócios em Informática

Ementa

Modelo de negócio. Análise de mercado. Projeto de produto/serviço. Componentes de um plano de negócios. Elaboração de um plano de negócios.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 5013 – Gestão do Conhecimento nas Organizações

Ementa

Conceitos, histórico (dados, informação e conhecimento). Diretrizes e recomendações básicas e principais abordagens utilizadas na gestão do conhecimento. Criação do conhecimento: formatos e conversões. Facilitadores do trabalho com o formato tácito e explícito do conhecimento. Aplicações da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Aplicação da gestão do conhecimento na organização por meio de seus processos empresariais.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?

“Dados são o novo petróleo” – Clive Humby

“Conhecimento é poder” – Michel Foucault

Apple, Google, Amazon, Embraer, Shell, Petrobras e outras já entenderam a chave para a inovação e competitividade. Prepare-se para as empresas do conhecimento. Venha surfar esta onda e aprender sobre a base das organizações do século XXI. Matricule-se na disciplina de Gestão do Conhecimento Organizacional!


EGC 5015 – Teoria Geral de Sistemas

Ementa

Histórico e rumos da TGS. Concepções cartesiana e mecanicista X enfoque sistêmico. Componentes, características, tipos e classificações de sistemas. Estados. Modelos. Conceituações. Processo decisório e informativo. Metodologia para desenvolvimento de sistemas de informação.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 5016 – Planejamento de Sistemas de Informação e Conhecimento

Ementa

Fundamentos: Planejamento Estratégico (PE) nas organizações e o papel dos sistemas de informação; conceito de PE, alinhamento entre PE, Planejamento dos Sistemas de Informação (PSI) e Planejamento de Sistemas de Conhecimento (PSC). Sistemas de Informação e o processo de tomada de decisão em organizações. Contexto em tecnologia da Informação (TI): Arquitetura em tecnologia da Informação e sua relação com PSI. Métodos e Aplicações:processos, abordagens e métodos de desenvolvimento de PSI. Caso prático de desenvolvimento de PSI.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 5017 – Comércio Eletrônico

Ementa

Modelos de Comércio Eletrônico; Comércio Eletrônico e o Ambiente Empresarial; Aspectos de Comércio Eletrônico; Linguagens e Ambientes apropriados; Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico; Situação Atual e Tendências.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 5018 – Introdução à Gestão da Inovação

Ementa

Conceitos, tipos e metodologias de inovação. Gestão de mudanças e planejamento estratégico da inovação. Cultura e liderança para inovação. A tecnologia da inovação. Gestão integrada da inovação. Conhecimento como fator de inovação. Metodologias e ferramentas da gestão. Da idéia à inovação. Modelos de negócio para inovação. Conceitos básicos de gerenciamento de projetos. Planejamento e estruturação de um projeto. Análise da viabilidade de um projeto. Agências de fomento. Cases

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 5019 – Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Ementa

Introdução à Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Processo de ensino e aprendizagem em um AVA em diferentes contextos. Tecnologia em AVAs. Análise e prática didática com as ferramentas de um AVA. Avaliação de usabilidade em AVA. Novas tendências em e-learning e e-training corporativos e outras organizações. Análise, modelagem e desenvolvimento de protótipo de AVA.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 5020 – Redes Sociais e Virtuais

Ementa

Definição de Redes sociais e suas influências culturais, organizacionais e tecnológicas. Tipologia de redes. Noções de comunidade de prática. Análise e avaliação de redes sociais virtuais e comunidades de prática. Estudos de caso e ou análise de recursos e ferramentas tecnológicas de análise de redes sociais (ARS).

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 6021 – Engenharia e Gestão do Conhecimento

Ementa

Valor do Conhecimento. Conceitos Básicos da Engenharia do Conhecimento. Conceitos básicos da Gestão do Conhecimento. Componentes de um modelo de conhecimento. Modelos de Conhecimento Padrões. Construção de um modelo de Conhecimento. Técnicas de elicitação do conhecimento. Ferramentas.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 6022 – Engenharia e Gestão da Inovação

Ementa

Inovação. Empreendedorismo Inovador. Gestão de Projetos. Plano de negócios.

Plano de ensino

EGC 5022

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 5027 – Criatividade e Inovação

Ementa

Conceitos; Teorias da Criatividade; características das pessoas criativas; o processo criativo na abordagem cognitivista; bloqueios e desbloqueadores da Criatividade; técnicas e exercícios de estímulo à Criatividade; a Criatividade voltada a Inovação.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 5028 – Habitats de Inovação

Ementa

Sociedade do conhecimento. Dado, informação e conhecimento. Modelo de 5 fases de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. Economia do conhecimento. Organizações do conhecimento. Trabalhadores do conhecimento. Métodos e técnicas de gestão do conhecimento. Capital intelectual. Desperdício de conhecimento. Aprendizagem organizacional. Aplicação de GC e suas ferramentas. Estudos de caso.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC  5029 – Gestão da Sustentabilidade

Ementa

Relação Sociedade e Meio ambiente; Desenvolvimento Sustentável – conceitos e implicações para a sociedade e organizações; Dimensões da Sustentabilidade: Econômica, Social, Ambiental e Institucional; Gestão e Sustentabilidade; Elementos de Política Ambiental; Instrumentos de Regulação e Controle x Instrumentos Econômicos; Princípios da Economia Ecológica; Contabilidade Ambiental; Gestão Ambiental; Sistemas de Informação para a Sustentabilidade e Indicadores.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?

Se você já ouviu falar ou conhece as expressões Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Economia Circular, Triple Bottom Line, GRI, Relato Integrado, ESG dentre outros termos é nesta disciplina que você terá a oportunidade de desenvolver ou aprofundar os seus conhecimentos sobre essas e outras ferramentas voltadas à sustentabilidade. Agora se você nunca ouviu esses termos a disciplina se apresenta como uma oportunidade de você se aproximar desta temática, da gestão da sustentabilidade, que é um dos temas mais relevantes do século XXI. E se você quer conhecer um pouco mais do nosso trabalho ou nos contatar é só nos acessar nos seguintes canais:


EGC 5034 – Projetos Interdisciplinares I

Ementa

Metodologia interdisciplinar. Projetos interdisciplinares. Projetos de ensino, de extensão e de laboratório.  Ferramentas tecnológicas no processo do ensino e aprendizagem.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 5035 – Projetos Interdisciplinares II

Ementa

Execução de um projeto extensão, ensino ou de laboratório.  Elaboração de projeto de pesquisa. Projeto de tecnologias aplicadas ao ensino. Elaboração de relatório. Elaboração de artigos.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 5036 – Marketing Pessoal e Empreendedorismo

Ementa

Marketing no século XXI. O profissional de sistemas de informação. Comportamento e relações humanas. Comunicação. Marketing pessoal para o profissional de sistemas de informação.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?

 


EGC 5037 – Felicidade e Bem-estar no Ambiente Acadêmico

Ementa

Bem-estar e felicidade. Fatores que influenciam no bem-estar e na felicidade. Inteligência Emocional. Emoções positivas. Equilíbrio emocional e atenção plena. Autoconhecimento. Relações humanas. Gestão do estresse e da ansiedade. Hábito: desenvolvendo disciplina. Reconhecendo e trabalhando as crenças.

 

Por que eu deveria cursar essa disciplina?

Neste curso, você participará de experiências e encontros onde aprenderá um conjunto de técnicas para aumentar seu bem-estar no ambiente acadêmico e para construir hábitos mais produtivos. Ao final do curso, você será capaz de utilizar técnicas de autoconhecimento, inteligência emocional, planejamento pessoal e meditação que podem contribuir para ampliar seu bem-estar e melhorar seu desempenho acadêmico.


EGC 6715 – Introdução ao Raciocínio Quantitativo na formação do Conhecimento

Ementa

Conceitos de funções e matemática financeira para a representação do conhecimento quantitativo. Introdução a Modelagem e resolução de problemas quantitativos: equações e relações, representação gráfica e propriedades. Análise da construção do conhecimento através do raciocínio quantitativo.

Por que eu deveria cursar essa disciplina?


EGC 6717 – Destino Turístico Inteligente e Inovador

Ementa

Modelos Contemporâneos de Gestão de Destinos Turísticos; Smart Tourism Destination; Políticas Públicas em Turismo; Commons Turístico; Plataforma de Negócios em Turismo; Ecossistemas de Inovação em Turismo; Turismo e Consumidor 5.0; Métodos e técnicas de engenharia e gestão do conhecimento para gestão de destinos turísticos inteligentes e inovadores.

Por que eu deveria cursar essa disciplina?