Grupos de Pesquisa

ENGIN – Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento

Líderes do grupo: Patricia de Sá Freire e João Artur de Souza

Os estudos dos grupos de pesquisas APP-UCR e APP – Governança, têm como objetivo principal buscar respostas significativas para diferentes questões relacionadas a Governança, Gestão e Integração de Conhecimentos, que vêm afetando a competitividade e efetividade das organizações brasileiras, sejam estas públicas ou privadas. O constructo central é o sistema de educação de jovens e adultos profissionais com a proposição do Modelo Universidade Corporativa em Rede (UCR) e três perspectivas de análise. A primeira busca compreender as inovações teórico-metodológicas que subsidiam o Modelo UCR, identificando os princípios a serem considerados na implementação, gestão e governança da cadeia de valor de um sistema de educação corporativa que respeite as diretrizes e elementos determinantes do Modelo. A segunda trata das inovações sócio técnicas da aprendizagem do aluno profissional, aprofundando a compreensão sobre o processo cognitivo e social da aprendizagem dos jovens-adultos do século XXI e os elementos determinantes para a otimização da transferência da aprendizagem para a prática do trabalho. A terceira vertente, promove o diálogo entre as teorias da Criação do Conhecimento e da Aprendizagem, nos níveis organizacional, interorganizacionais e em rede, estudando os pontos de contato entre os modelos SECI de Nonaka e Takeuchi (2005) e o 4I de Crossan, Lane e White (1999). Cadastrado desde 2015 no  “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.

SIGMO – Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional

Líderes do grupo: Richard Perassi Luiz de Sousa e Luciano Patrício Souza de Castro

A gestão organizacional requer amplos estudos sobre informação e comunicação, visando o estudo do desenvolvimento de processos de significação e divulgação. Esses processos são aplicados na produção de mensagens e sistemas físicos de informação e divulgação, considerando-se o planejamento e a aplicação de estratégias eficientes de comunicação, junto ao público interno e ao público externo à organização. Os estudos ou pesquisas propostos e desenvolvidos neste grupo repercutem, portanto, nas empresas e instituições, tratando de sua identidade e marca corporativa ou de produtos ou serviços decorrentes da organização. Assim, propõem coletar, desenvolver e oferecer conhecimentos sobre sistemas e estratégias humano-tecnológicas de significação, informação, design e comunicação organizacional. As áreas de conhecimento diretamente relacionadas aos estudos e pesquisas do grupo são Comunicação Integrada de Marketing, Comunicação Educativa, Mídia do Conhecimento, Design, Estética e Semiótica, cujos conhecimentos são recuperados, desenvolvidos e direcionados à gestão da mídia, da informação e da comunicação nas organizações, especialmente na comunicação da marca corporativa. Cadastrado desde 2015 no  “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.

Núcleo de Complexidade e Cognição (NUCOG)

Líderes do grupo: Francisco Antonio Pereira Fialho e Christianne Coelho de Souza Reinisch Coelho

O Núcleo de Complexidade e Cognição (Antigo Núcleo de Ecoergonomia) trabalha nas linhas de pesquisa Engenharia do Conhecimento, Mídias do Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Educação e Tecnologia, Educação Especial e Tecnologia, Ecoergonomia, Organizações como Sistemas Complexos, Criatividade, Desenvolvimento Humano e Psicologia do Trabalho, que foram emergindo através de uma proposta inicial de interdisciplinaridade. O eixo filosófico que norteia o trabalho do Grupo se sustenta na Abordagem Ecosófica como proposto por Félix Guatari, seguindo a linha de Michael Foucault e Giles Deleuze. Os problemas são vistos dentro de uma abordagem sustentada no paradigma dos sistemas adaptativos complexos em que se leva em conta o indivíduo (Ecologia Humana) como parte indelével de seu nicho ecológico, a cultura que o modela (Ecologia Social), a qual, por sua vez, existe dentro de um Meio Ambiente (Ecologia Ambiental). O Grupo, formado em 1997, atua em um aspecto inovador, por congregar mestrandos e doutorandos de diversas regiões do Brasil, está cadastrado no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.

Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação (IGTI)

Líderes do grupo: Gertrudes Aparecida Dandolini e João Artur de Souza

O Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação (IGTI) foi criado em 1997 e atualmente está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) e ao Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (dEGC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O núcleo tem por objetivo desenvolver pesquisas nas áreas de concentração de forma que elas possam ser aplicadas à gestão de negócios. Formado por um grupo multidisciplinar, por meio de projetos e parcerias com empresas e outras instituições, ele coloca em prática as pesquisas desenvolvidas para, juntamente com as partes interessadas, encontrar e aplicar as melhores soluções para o objeto de estudo. Está cadastrado no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq desde a sua fundação.
Veja as publicações do grupo em: http://www.igti.ufsc.br

lodKEM – Linked Open Data & Knowledge Engineering and Management

Líderes do grupo: Fernando Ostuni Gauthier e José Leomar Todesco

A iniciativa lodKEM visa contribuir para o uso de Linked Open Data com alta qualidade promovendo seu uso em novas aplicações de domínios cruzados por desenvolvedores de todo o mundo. Segundo os coordenadores do projeto LOD2 afirmam que, as novas tecnologias para permitir o gerenciamento escalável de coleções Linked Data em muitos bilhões de triplas permitindo o estado da arte da Semantic Web de gerenciamento de dados, tanto comerciais como open-source, oferecendo oportunidades para novos produtos e spin-offs.
A iniciativa lodKEM está organizada como um projeto de longa duração que congrega vários projetos menores envolvendo aspectos especificos de Linked Data, Ontologias e Engenharia e Gestão do Conhecimento. Participam do projeto pesquisadores do Laboratório de Engenharia do Conhecimento, alunos de doutorado, de mestrado e de graduação.
Saiba mais sobre o grupo em: http://lodkem.egc.ufsc.br

KLOM – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional

Líderes do grupo: Andrea Valéria Steil e Jane Lucia Silva Santos

O Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory – KLOM) é um núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O KLOM foi cadastrado oficialmente em 2011 no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.
Veja as publicações do grupo em: http://www.klom.ufsc.br

Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento

Líderes do grupo: Aires Jose Rover  e Orides Mezzaroba

O portal reúne pesquisadores de mestrado e doutorado dos programas de direito e de engenharia e gestão do conhecimento da UFSC, sob a coordenação dos professores Aires José Rover e Orides Mezzaroba. A partir de 2008 formou-se várias parcerias em especial com a Universidade de Zaragoza, Espanha. Tem por objetivo principal consolidar o estudo e disseminação de trabalhos sobre governo eletrônico, inclusão digital e sociedade do conhecimento. O grupo foi cadastrado oficialmente em 2008 no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.

Saiba mais em: http://egov.ufsc.br/portal/

Inovação em Ciência e Tecnologia – CoMovI

Líderes do grupo: Édis Mafra Lapolli e Ana Maria Bencciveni Franzoni

O Grupo de Pesquisa “Inovação em Ciência e Tecnologia” é resultado das pesquisas realizadas por seus integrantes no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. O grupo vem trabalhando em esforços interdisciplinares e multidisciplinares para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. As iniciativas têm sido reconhecidas nacional e internacionalmente, de acordo com os resultados alcançados na interação entre universidades, iniciativa privada e comunidade. Um exemplo de experiência bem sucedida do grupo é o projeto Jeca Tatu Empreendedor, que foi reconhecido nacional e internacionalmente. O projeto foi desenvolvido em 1999, tendo como campo de aplicação o ensino público estadual de Florianópolis, através da Escola Básica Hilda Theodoro Vieira, sendo que este projeto produziu resultados para alunos, professores e toda a comunidade. Estes resultados e seus desdobramentos são responsáveis por premiação e reconhecimento pela UNESCO. A premiação como Escola REFE. Está cadastrado no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.

Grupo de pesquisa em Geoengenharia

Líderes do grupo: Édis Mafra Lapolli  e Lia Caetano Bastos
Os projetos em andamento e realizados pelo Grupo de Geoengenharia permitem aos executivos dos governos estaduais e municipais, tratarem adequadamente problemas relacionados com as questões tecnológicas e ambientais. Esses projetos, em nível estratégico, permitem assegurar aos municípios ou regiões passarem de um estágio de desenvolvimento para outro mais elevado, sendo que esse pode ser atingido por meio de ações a curto, médio e longo prazo. Muitos dos projetos desenvolvidos pelo grupo tiveram repercussão na mídia escrita e falada. Um dos últimos trabalhos realizados pelo Grupo de Geoengenharia foi a “Atualização Cadastral Imobiliária e Desenvolvimento de Sistema de Geoinformações para a Ilha de Santa Catarina”. Está cadastrado no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.

Grupo de Pesquisa Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional (IATE)

Líderes do grupo: Ricardo Azambuja Silveira e Jerusa Marchi
O Grupo de pesquisa em Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional (IATE) visa promover a investigação científica sobre técnicas de Inteligência Artificial, de um modo geral e, em especial o emprego destas técnicas no campo da Informática na Educação e no Ensino a Distância. É também objetivo do grupo o estudo do emprego de Tecnologia de Informação e Computação (TIC) no processo de aprendizagem e a busca de formas inovadoras de aplicação destas tecnologias. Atualmente vem desenvolvendo pesquisas na área de Informática na Educação e em Inteligência Artificial, com destaque para a modelagem e implementação de ambientes inteligentes e objetos de aprendizagem, baseados em técnicas de Inteligência Artificial. Atua também em pesquisas na área de Gestão de Pessoas com foco no uso de ambientes virtuais para programas de capacitação e na área de gestão de pessoas e de tecnologias para Educação a Distância. O grupo está cadastrado e certificado pela UFSC na plataforma do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Está cadastrado no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.

NEDEC² – Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência

Líderes do grupo: Francisco Antonio Pereira Fialho e Cristiano Jose Castro de Almeida Cunha

O entendimento da Consciência é tema de relevância mundial entre inúmeros cientistas e em diferentes áreas da ciência, dada sua centralidade no mundo humano e suas implicações para todas as áreas do conhecimento, sendo tema potencialmente gerador de novos paradigmas de compreensão da realidade. A ideia que norteia os trabalhos deste núcleo de pesquisa é tomar o tema da Consciência do ponto de vista do Conhecimento, entendido como produto, processo ou relação. Dados a abrangência desse tema e suas possibilidades, a variedade de abordagens, e os possíveis desenvolvimentos tecnológicos delas consequentes, a interdisciplinaridade é condição fundamental. O NEDEC², em seu aspecto inovador, congrega doutores, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos de diversas formações. Consciência é o elo de ligação. Está cadastrado no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.

GPPSIC – Psicologia, Subjetividade, Inovação e Conhecimento

Líderes do grupo: Silvio Serafim da Luz Filho e Joao Bosco da Mota Alves

O Grupo de Pesquisa “Psicologia, Subjetividade, Inovação e Conhecimento” (GPPSIC) tem como objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, nesta área dentro de suas quatro linhas de pesquisa: Psicologia e Subjetividade; Processos e Fenômenos Psicológicos; Inovação e Conhecimento; e Mobilidade e Cidades humanas e inteligentes. Está cadastrado no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq desde a sua fundação.

Link: psic.ufsc.br/

GPMC – Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento

Líderes do grupo: Marcio Vieira de Souza e Fernando Jose Spanhol

O disseminar do conhecimento ocorreu no ano de 2010, data em que o Grupo de Mídia e Conhecimento foi criado sob coordenação dos Professores Pesquisadores Dr. Márcio Vieira de Souza e Dr. Fernando José Spanhol. Pertencente aos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares em Engenharia e Gestão do Conhecimento(PPGEGC) e Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC), da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, o Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento desenvolve seus trabalhos de pesquisa científica em dois espaços físicos distintos, nos quais se encontra o LabMídia (Laboratório de Mídia e Conhecimento), localizado no (núcleo) Campus Trindade e (núcleo) Campus Araranguá. Atualmente existem vinculados a este grupo estudantes de graduação, mestrado e doutorado, bem como atuam professores pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Além dos colaboradores pesquisadores internos, há uma grande rede parceira que colabora no desenvolvimento das investigações científicas, incluído pesquisadores de diversas regiões do Brasil e de outros países da América do Sul, América do Norte e Europa. As publicações do Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento são desenvolvidas na área de mídia e conhecimento, gestão do conhecimento, gestão da inovação, TIC, tecnologias educacionais, segurança pública e direitos humanos, entre outras, contemplando teses, dissertações, livros (e-books), artigos em periódicos nacionais e internacionais, além do desenvolvimento de eventos e projetos nas áreas citadas. Cadastrado no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq.